5 motivos para aprender francês

Jefferson Ricardo
2 min readOct 13, 2020
O francês é um dos idiomas mais ensinados ao redor do mundo, bem como um dos mais falados. Foto: Unsplash

Milhões de pessoas decidem começar a jornada de aprender francês pelos mais diversos motivos e necessidades. Talvez você seja uma destas pessoas e provavelmente possui seus próprios objetivos em aprender la langue française. Mas independente se você já deu os primeiros passos ou se ainda está considerando aprender o novo idioma, hoje vamos trazer possíveis motivos para se aprender francês.

Possibilidade de se comunicar com mais pessoas

O primeiro (e óbvio) motivo é a possibilidade de se comunicar com pessoas fora do seu círculo de conhecimento. O francês é hoje o nono idioma mais falado no mundo, um dos poucos que é falado em todos os continentes. Estima-se que cerca de 270 milhões falem francês como primeira língua. Saber se comunicar em francês pode te abrir diversas oportunidades de conhecer pessoas novas e firmar novas amizades.

A língua das artes

Claude Monet, Gauguin, Manet, Renoir, Cézanne, Degas, eu poderia passar horas citando grandes artistas franceses. Sem sombra de dúvidas quem almeja entender mais sobre artes o francês é uma ótima opção de idioma. Isso não citando que grandes museus, como o Louvre, também estão localizados em solo francês.

O francês além de língua oficial da França é falado na África, no Canadá e outros países europeus, bem como todos os territórios ultramarinos da França. Foto: Unsplash

Semelhanças com o português

Assim como o português, o francês é uma língua de origem latina. Isso faz com que ambas compartilhem várias similaridades. Parece uma afirmação estranha quando paramos para analisar superficialmente as duas línguas, já que soam bem diferentes, no entanto as duas compartilham muito de vocabulário entre si (bem como com outras línguas latinas).

A língua da filosofia, política e das ciências sociais

Além de ser a língua materna de inúmeros artistas, o francês é a língua de pensadores influentes. Michel Foucault, Émile Durkheim, Pierre Bourdieu, Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir são alguns dos pensadores que falavam francês e muitas de suas obras foram primordialmente escritas nesse idioma. Para quem estuda o pensamento de algum destes filósofos saber falar francês pode representar uma possibilidade de ir além na análise dos textos, já que eventualmente traduções podem trazer problemas com ideias intraduzíveis.

Cantar Édith Piaf

Estudando francês ou não, você já escutou ao menos uma música da Édith Piaf. A cantora francesa tem músicas memoráveis como La Vie en Rose e Non, Je Ne Regrette Rien. Aprender francês vai te possibilitar não somente entender o que é cantado, como também a se arriscar cantando uma de suas músicas (você pode até desafinar, mas errar a letra não vai).

--

--

Jefferson Ricardo

Jornalista | Trabalho no @jc_pe | Trabalhei na @folhape e no @tracklist